"Se você treme de indignação perante uma injustiça no mundo, então somos companheiros." (Che Guevara)

Formação

Espaço destinado a contribuir para a formação política.

+Crônicas vermelhas
Essa é a seção do Blog onde abriga resenhas críticas, crônicas e artigos dos militantes da UJC/PE. Não importa a temática das crônicas, podem ser desde comentários sobre notícias e acontecimentos, não importa o que será feito a crítica, se filme, livro, peça de teatro, dentre outras, não importa o que irá abordar os artigos, o que importa é a reflexão, estudos e produção teórica dos militantes. Para acessar o conteúdo basta acessar no "arquivo do blog por temática" a temática Crônicas vermelhas, ou acessar o link: Crônicas Vermelhas


+ O Arquivo Marxista na Internet é um site que disponibiliza um vasto arquivo sobre autores marxistas e seus textos, além de conter imagens, documentos históricos importantes, declarações de partidos comunistas (inclusive conta com documentos de congressos passados do PCB), material da imprensa proletária como o famoso Jornal AVANTE, do PC de Portugal, bem como a antiga Revista mensal de cultura política PROBLEMAS, do Partido Comunista Brasileiro. Confiram!

+ Coletânea de videos referente ao Curso O Método em Marx, ministrado pelo professor José Paulo Netto, em 2002, na pós-graduação de Serviço Social da UFPE. Basta acessar o link abaixo e baixar os videos. Créditos ao site da professora Cristina Paniago (Serviço Social - UFAL), além do curso há vários artigos da mesma, quem quiser baixar e conferir, é válido!!

+ A Revolução Não Será Televisionada (The Revolution Will Not Be Televisioned) é um filme documentário que apresenta os acontecimentos do golpe contra o governo do Presidente venezuelano Hugo Chavez em Abril de 2002. Filmado e dirigido por Kim Bartley e Donnacha O'Briain. Para conferir basta acessar o link logo abaixo e ver o filme completo com legendas em português no Google Videos.

+The Corporation (traduzindo: A Corporação), é um documentário muito interessante para se compreender o poder das corporações em nossa sociedade, com uma linguagem irônica, e imagens diversas, o filme descreve como as corporações se tornaram em pessoas jurídicas, e discute, do ponto de vista psicológico, que em sendo pessoas qual seria a personalidade das corporações. Baseado em roteiro adaptado por Joel Bakan de seu livro The Corporation: The Pathlogical Pursuit of Profit and Power (versão em português: A Corporação: a Busca Patológica por Lucro e Poder)

+ Muito Além do Cidadão Kane (Beyond The Citizen Kayne), é um documentário televisivo, que fala do poder de manipulação da Rede Globo, confira no link abaixo: