"Se você treme de indignação perante uma injustiça no mundo, então somos companheiros." (Che Guevara)

domingo, 11 de outubro de 2015

NOTA DE REPÚDIO À VIOLÊNCIA CONTRA ESTUDANTES QUE OCUPAVAM A REITORIA DA UFPE



A União da Juventude Comunista (UJC) manifesta repúdio à violência aplicada as/aos estudantes durante a ação de reintegração de posse da reitoria da Universidade Federal de Pernambuco, nesta quinta-feira (8).

A ação das policias Federal e Militar mostrou mais uma vez a truculência destas em situações de conflito, onde sempre se dispõem a agir com violência e repressão, sem cogitar o diálogo. A reintegração de posse ocorreu em um momento decisivo da negociação entre ocupantes e a reitoria, mediada pela comissão de Direitos Humanos da UFPE, porém a entrada da polícia na Universidade foi autorizada antes que fosse estabelecido um acordo entre as duas partes. Isso comprova mais uma vez que a reitoria, na figura de Anísio Brasileiro, é quem não está interessada em dialogar com os/as estudantes. O ataque ocorreu enquanto os/as estudantes aguardavam a resposta da reitoria em relação à marcação de uma reunião do Conselho Universitário que fosse aberta a toda comunidade acadêmica interessada em participar e tivesse como pauta, exclusivamente, a homologação ou não do Novo Estatuto.

Anísio Brasileiro procurou, nesses últimos 7 dias, lavar suas mãos e deixar os/as estudantes à mercê da truculência da polícia. Entretanto, é dele a culpa de desde o início da ocupação ter exposto estudantes a situações desumanas (efetuando cortes de água e energia no prédio da reitoria), e, por fim, ter autorizado a entrada da Polícia Federal, que utilizou toda sua brutalidade desproporcional para violentar ainda mais os/as estudantes. Violência essa super evidenciada com o saldo de dois estudantes sendo detidos e levados a responder inquérito. Manifestamos apoio as/aos estudantes presas/os e agredidas/os e nos somamos à corrente de solidariedade e apoio aos que já estão sendo perseguidas/os. Lutar não é crime! Nossas vozes não se silenciaram!

Deste modo, a UJC  torna pública sua repulsa à repressão de estudantes e trabalhadores/as em nome da liberdade de manifestação da opinião, da livre expressão, e em defesa de uma Universidade popular.

ESTUDAR, ORGANIZAR E CRIAR PODER POPULAR!

UJC Pernambuco


Nenhum comentário:

Postar um comentário