"Se você treme de indignação perante uma injustiça no mundo, então somos companheiros." (Che Guevara)

terça-feira, 6 de outubro de 2015

NOTA CONJUNTA DE APOIO À OCUPAÇÃO DA REITORIA DA UFPE




Na manhã da sexta-feira, dia 02 de outubro, estudantes, técnicas/os e docentes da UFPE saíram em direção à reitoria para participar do Conselho Universitário, que tinha como pauta a homologação do Novo Estatuto da UFPE, e foram recepcionadas/os pelos seguranças da Universidade com bastante violência. A comunidade acadêmica, interessada em construir o espaço com mais representatividade e transparência, foi impedida de acompanhar a reunião.

Desde então, a reitoria da Universidade Federal de Pernambuco encontra-se ocupada pela comunidade acadêmica, que cobram do reitor Anísio Brasileiro a homologação do Novo Estatuto da UFPE, construído coletivamente durante o último Congresso Estatuinte. O Novo Estatuto, dentre outros avanços, prevê paridade entre os três segmentos que compõem o corpo universitário (estudantes, técnicas/os administrativas/os e docentes) dentro dos espaços de deliberação na Universidade, tornando a UFPE um espaço mais democrático e popular. 

A reitoria, ignorando todas as deliberações tiradas no Congresso Estatuinte, afirma que seu objetivo agora é criar comissões para rediscutir cada item do estatuto, por haver supostas inconstitucionalidades no mesmo. Mais uma vez, fica evidente a postura autoritária dos setores dominantes dentro da Universidade e o descompromisso do reitor com a democracia. Desde o primeiro dia, setores ligados ao gabinete do reitor vêm tentando “dialogar” com as/os estudantes, porém tudo isso não passa de tentativas de imposição do modelo antidemocrático da atual gestão! 

Apesar de toda coerção praticada pela segurança universitária, sob o comando do reitor, que vai desde agressões físicas e psicológicas a estudantes até cortes no fornecimento de energia e água ao prédio da reitoria, a ocupação encontra-se mais forte do que nunca.

Convidamos a todas e todos a ocuparem a reitoria! Esse espaço é de todo nós!

Lutar, criar, Universidade Popular!

União da Juventude Comunista (UJC)
Partido Comunista Brasileiro (PCB) 
Unidade Classista (UC)
Coletivo Ana Montenegro
Jornal O Poder Popular

Um comentário:

  1. Duas notas:
    É segmentos e não seguimentos.
    Se como diz no comunicado "Desde o primeiro dia, setores ligados ao gabinete do reitor vêm tentando “dialogar” com as/os estudantes" não explica porquê " tudo isso não passa de tentativas de imposição do modelo antidemocrático da atual gestão". Dialogar aparece entre parentesis, porquê? Houve ou não tentativa de diálogo? Se houve isso é positivo e implica a disposição para negociação, o que contradiz a ideia de "postura autoritária dos setores dominantes dentro da Universidade e o descompromisso do reitor com a democracia". Desta forma não fica clara a argumentação, dando a impressão de que de facto não querem diálogo.

    ResponderExcluir