"Se você treme de indignação perante uma injustiça no mundo, então somos companheiros." (Che Guevara)

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Somos todos e todas Camila Mirele: para que nunca mais aconteça!

Reprodução
(Nota Política)

Ainda sofrendo com a dor da perda, a comunidade acadêmica da UFPE protestou contra a morte da estudante de biomedicina, Camila Mirele. O protesto aconteceu nessa segunda-feira, dia 11/05/2015, fechou várias vias e gritou em alto e bom som que não aguentamos mais esse descaso com estudantes, trabalhadores e trabalhadoras. A morte de Camila foi uma tragédia anunciada. As empresas reduzem o número de ônibus nas linhas para aumentar seu lucro e isso causa superlotação, viagens de alto risco e a possibilidade de fatalidades como essa.



Por costume chamamos o “nosso” transporte coletivo de “público”. Mas ele não é público e nunca foi. O transporte coletivo no Brasil é privado; é guiado na lógica do lucro. As empresas não abrem as planilhas de custo e não sabemos ao certo quanto ganham, o funcionamento do sistema é feito de uma forma para garantir o máximo lucro das empresas e medidas como reduzir o número de ônibus nas linhas para aumentar o lucro são comuns. Além disso, essas empresas de transporte gastam milhões financiando campanhas eleitorais de políticos, determinam o que a imprensa vai mostrar e ainda tem influência no judiciário. O transporte não é feito para o povo, não é pensado com qualidade e eficiência e nem visto como um direito social.


A morte desastrosa de Camila é quase um assassinato. As empresas e o Estado (que serve às empresas) sabem os riscos que corremos e que perdas como essa iriam acontecer. Para evitar essa dor novamente, precisamos criar um transporte verdadeiramente público, de qualidade, que atenda aos interesses do povo, que seja um direito social e tenha controle popular.


Só transformando de verdade esse sistema falido e assassino que impediremos a repetição dessa tragédia. A União da Juventude Comunista conclama todos os estudantes, trabalhadores e comunidade acadêmica da UFPE a continuar na lutar, transformar a dor em força e mudar estruturalmente o transporte coletivo. À família de Camila, nós deixamos nossos pêsames e o comprometimento de continuar em luta por Camila e pela transformação do Transporte Público.



Pela imediata aberta das contas do transporte coletivo!


Estatização do transporte!

Passe-livre estudantil e para trabalhadores!

Melhores condições de trabalho e salário para todos os rodoviários!

Transporte com gestão transparente, democrática e com controle popular!


União da Juventude Comunista - UJC Pernambuco


Nenhum comentário:

Postar um comentário